Universidade Save aposta em Parcerias Regionais

Um ano após a primeira visita às Universidades de Eswatini- UNESWA- ( Reino de Eswatini) e de Mpumalanga ( África do Sul), a UniSave assinou Memorandos de Entendimento com estas duas Instituições de Ensino Superior, nos dias 21 e 22 de Novembro em curso, respectivamente.

Antecedendo o acto, a delegação da UniSave, chefiada pela Profa. Catarina Tivane

Nhamposse, Vice-Reitora da UniSave, saudou o Alto Comissário da República de Moçambique em Eswatini, Sua Excia. Jorge H. da Costa Khalau, o qual incentivou a Instituição a apostar em parcerias estratégicas visando o desenvolvimento, tanto da Universidade, quanto do País.

Com ambas instituições de Ensino Superior, o interesse nas parcerias incide, fundamentalmente, nas áreas de Agricultura, Ciências Veterinárias, Ensino de línguas africanas, Inglês e Português, Ensino à Distância, bem como outras áreas que forem do interesse para as IES.

Recorrendo ao ditado: “Quem quer ir rápido, vai sozinho, mas quem quer ir longe, vai acompanhado, Tivane Nhamposse fundamentou estas parcerias como sendo estratégicas para a UniSave, Instituição recentemente criada e que busca criar sinergias com as que estão estabilizadas e cujas missões se afigurem similares.

“Estes Memorandos visam, entre outras actividades, a internacionalização, a mobilidade de estudantes, docentes e corpo técnico- administrativo, possibilitam o desenvolvimento conjunto de programas, cursos, projectos de pesquisa e engajamento comunitário, organização conjunta de eventos científicos, desportivos e culturais, publicação conjunta de livros e outras publicações académicas, intercâmbio de informações sobre assuntos de programas de saúde estudantil, revisão e desenho curricular, ensino e aprendizagem de línguas, co-supervisão de trabalhos ao nível da graduação e pós-graduação, havendo necessidade de colocar o que está preconizado em prática”, referiu a Vice-Reitora, Catarina.

O Reitor da Universidde de Eswatini, Prof. Justice M. Thwala, disse estar feliz pela parceria e grato pelo comprometimento da UniSave. “O desenvolvimento das actividades previstas no Memorando irá permitir que ambas Universidades cresçam”- afirmou Thwala.

Por seu turno, a Reitora da Universidade de Mpumalanga, Profa. Tokozile Valerie Mayekiso manifestou abertura para o desenvolvimento do acordado e comprometeu -se a visitar a UniSave em 2023 para melhor fortificação da parceria.

Foi unânime o entendimento de que as Universidades não podem ser ilhas, mas devem capitalizar os pontos fortes visando a melhoria da qualidade de ensino, investigação, extensão e inovação para o consequente desenvolvimento do continente africano.

UniSave: Qualidade e Excelência

GCC