EnglishGermanItalianPortugueseSpanishSwahili

UNIVERSIDADE SAVE - Qualidade e Excelência

EnglishGermanItalianPortugueseSpanishSwahili

DOCENTES DA UNISAVE NO IST-LISBOA, COM STEM NA AGENDA

Um grupo de docentes da Universidade Save está em Lisboa, desde o passado 15 de Novembro, para participar de uma formação avançada voltada para as áreas de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática (STEM). O evento – que terá seu término a 6 de Dezembro – decorre no Instituto Superior Técnico de Lisboa (Portugal) e aborda temas inovadores como Robótica Educacional, Inteligência Artificial e Criação de Conteúdos Didáticos Digitais, promovendo a transição para um ensino baseado em padrões de competência (CBT).

A formação em curso pretende, dentre vários aspectos: capacitar docentes da UniSave em metodologias e ferramentas tecnológicas para o ensino de disciplinas STEM; integrar Robótica Educacional e Inteligência Artificial nas práticas pedagógicas; desenvolver competências na criação de conteúdos digitais para o ensino interactivo; promover o ensino baseado em competências alinhado às demandas globais de inovação tecnológica e educacional.

Participam da formação, pela parte da UniSave, os seguintes docentes: Rodolfo Cipriano Salgado (Prof. Doutor em Informática Educacional), Cláudio Nhampossa (Doutorando em Inovação Educativa), Jossias Vilanculo (Doutorando em Ciência e Tecnologias de Energia), António Chichongue (Mestre em Estatística/Matemática) e Fernando Comé (Mestre em Química/Biologia).
Pelo IST de Lisboa participam os seguintes docentes: Carlos Santos Silva (Prof. Doutor em Engenharia Mecânica), Carlos Baleizão (Prof. Doutor em Engenharia Química), Filipe Mendes (Prof. Doutor em Engenharia Física) e Pedro Lima (Prof. Doutor em Robótica).

A referida formação acontece no âmbito da implementação do PROJECTO DZONJA no plano de capacitação de professores das Instituições de Ensino Superior (IES), Instituições de Formação de Professores (IFPs), Instituições de Ensino Técnico-Profissional (IETP), Instituições de Ensino Secundário Geral (IESG), e Escolas Profissionais (EP), promovido pelo Governo da República de Moçambique e parceiros. Importa ressaltar que o foco principal deste plano é desenvolver competências pedagógicas e tecnológicas, alinhando o ensino aos padrões de competência e às demandas globais de inovação e tecnologia. Por via disso, espera-se que com esta formação resulte no fortalecimento das competências pedagógicas e tecnológicas dos docentes da UniSave; na adopção de metodologias inovadoras baseadas em Robótica Educacional e Inteligência Artificial; no desenvolvimento de conteúdos digitais interativos para o ensino STEM; no alinhamento do ensino à metodologia CBT, promovendo um modelo educacional mais eficaz; e na criação de uma rede de colaboração entre os docentes da UniSave e especialistas do IST Lisboa, fomentando o intercâmbio de conhecimento.

GCC – Qualidade e Excelência

 420 Vizualizações,  60 Hoje

Últimas Notícias