A Universidade Save (UniSave) teve uma participação de alto relevo nas II Jornadas Técnico-Científicas da HCB (II JITCH), realizadas de 16 a 19 de Setembro de 2025, na vila do Songo, no Centro Cultural da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB). O evento, que celebrou os 50 anos da HCB e se constituiu como um encontro anual de pesquisadores e empresas, serviu de palco para a UniSave contribuir activamente no debate sobre o futuro energético de Moçambique.
A comitiva da UniSave contou com Magnífico Reitora, Profa. Doutora Catarina Tivane Nhamposse, convidada especial da HCB, e reforçada por dois investigadores.
O ponto alto da participação académica da UniSave foi a apresentação do artigo científico entitulado: “Previsão da Demanda: um Factor Decisivo para a Fiabilidade e Sustentabilidade de Sistemas de Electrificação Rural”. O trabalho, de autoria dos Mestres Basílio Zeloso Salvador Tamele e Tomás Manuel Nhabetse, abordou uma temática de crucial importância no contexto moçambicano: como a gestão e a projecção de necessidades energéticas são fundamentais para garantir que os sistemas de eletrificação rural sejam confiáveis e sustentáveis a longo prazo.
Esta contribuição alinhou-se perfeitamente com os temas centrais das Jornadas, que incluíram a discussão sobre “As potencialidades Energéticas de Moçambique: O caso das energias renováveis e Energia Eléctrica na ERA de Inteligência Artificial”.
Além da oportunidade de os representantes da UniSave trocarem experiências com pesquisadores e docentes de outras instituições sobre a urgente matéria das energias renováveis, puderam efectuar uma visita guiada à central hidroeléctrica de Cahora Bassa e à Magnífica Reitora da UniSave foi agraciada com um brinde das mãos do PCA da HCB. Este gesto representa o reconhecimento da empresa pelo papel da universidade na investigação rumo ao processo de moldar o futuro energético e tecnológico de Moçambique.
