UniSave Lança Ciclo Comemorativo do Quinto Aniversário de Sua Criação

Entre 5 de Setembro de 2024 e 4 de Setembro de 2025, a Universidade Save promoverá uma série de actividades académicas, culturais, desportivas e sociais, em celebração ao quinto aniversário de sua criação, instituída pelo Decreto nº 6/2019, de 15 de Fevereiro.

No âmbito do lançamento dessas actividades comemorativas, ocorrido em 5 de Setembro de 2024, a UniSave – Sede e as Extensões de Maxixe e Massinga – organizou uma série de eventos, tais como sessão de ginástica aeróbica, partida de futebol entre docentes, Corpo Técnico e Administrativo (CTA) e estudantes, visita à afilhada da UniSave, sarau cultural com apresentações artísticas de docentes e discentes, concurso de poesia, desfile, canto, teatro e dança. Além disso, houve a entrega de pomadas e óculos a pessoas com albinismo, doações para a casa da velhice em Massinga, uma palestra sobre saúde sexual e reprodutiva, além de exposições científicas dos cursos de Biologia, Física, Química, Educação Visual, Medicina Veterinária, Zootecnia, Produção Agrícola e Tecnologia de Alimentos. A programação incluiu ainda uma feira gastronómica com pratos típicos de várias regiões do país.

Em seu discurso, proferido durante o lançamento do ciclo comemorativo, a Magnífica Reitora da UniSave, Prof.ª Doutora Catarina Tivane Nhamposse, ao dirigir-se a toda a Comunidade Universitária, em modalidade híbrida, sublinhou que a escolha desta data como marco da criação da UniSave reflecte o consenso institucional, dado que foi neste dia que o Alvará nº 124/UNI-Es/UniSave/MCTESTP/2019 oficializou a fundação da universidade.

Ao referir-se aos avanços obtidos ao longo desses cinco anos, a Magnífica Reitora destacou que esses progressos devem servir como base para que, de maneira colaborativa, docentes, CTA e estudantes possam traçar estratégias eficazes para enfrentar os desafios vindouros, de modo a cumprir os objectivos estabelecidos no Plano Estratégico da UniSave (2023-2030).

Neste sentido, exortou a todos os presentes a encararem este ciclo comemorativo como uma oportunidade para fortalecer a convicção de que, unidos, podemos superar todas as adversidades. Ademais, frisou que a Comunidade Universitária deve permanecer unida, coesa e, sobretudo, fiel aos princípios e valores da UniSave, reiterando que “a UniSave é nossa. Cabe a nós desenvolvê-la.”

GCC – Qualidade e Excelência