UNIVERSIDADE SAVE EMPOSSA 31 NOVOS GESTORES DE UNIDADES ORGÂNICAS ACADÉMICAS E ADMINISTRATIVAS PARA OS CARGOS DE DIRECÇÃO, CHEFIA E CONFIANÇA

Decorreu no dia 06 de Agosto de 2024, em Chongoene, a Cerimónia Solene de Tomada de Posse de trinta e um (31) funcionários recentemente nomeados para o exercício de cargos de Direcção, Chefia e Confiança. A solenidade foi presidida pela Magnífica Reitora da Universidade Save (MRUS), Profa. Doutora Catarina Tivane Nhamposse e contou com a presença de S. Excias Vice-Reitores para as áreas Académica e Administrativa, Prof. Doutor Hipólito Sengulane e Prof. Doutor Albino Alves Simione, respectivamente, do Presidente do Conselho Universitário, Prof. Doutor Ernesto Daniel Chambissse, da Directora dos Serviços Provinciais de Acção Social, Dra. Seana José Insa Daud, e da Directora da Extensão de Maxixe, Profa. Doutora Crisalita Djeco Funes.

Neste acto, o Lic. Pedro Macuacua, da Direcção dos Recursos Humanos, fez a contextualização nos termos dos números 1 e 2 do artigo 23 do Estatuto Geral dos Funcionários e Agentes do Estado, aprovado pela Lei número 4/2022 de 11 de Fevereiro, relativa ao acto, e descreveu os cargos para os quais cada funcionário foi nomeado. Assim, foram empossados: 01 (um) Assessor do GR, 18 (Dezoito) Directores Centrais e de Faculdades 6 (seis) Diretores Adjuntos, 05 (cinco) Chefes de Departamento e 01 (um) Chefe de Repartição. Após lidos e assinados os autos de posse, por cada um dos nomeados, a MRUS, Profa. Doutora Catarina Tivane Nhamposse, fez o seu discurso de ocasião saudando os empossados tendo reiterado a confiança que a UniSave deposita em cada um deles. Destacou que este novo ciclo de governação será alicerçado na implementação do Plano Estratégico da Universidade Save 2023-2030, um instrumento crucial para a concretização dos compromissos eleitorais que reflectiam a operacionalização do referido plano.

Adicionalmente, a dirigente delineou os desafios e acções estratégicas para cada eixo de governação, desde o Ensino, Investigação, Pesquisa, Extensão e Inovação, Infra-estruturas e TICs, Recursos Humanos, Gestão Financeira, Sustentabilidade da Universidade, Comunicação, Cooperação, Internacionalização e Governação Universitária.
Para a concretização dos objectivos do Plano Estratégico ora mencionado, de forma a projectar a Universidade a nível nacional, regional e global, a MRUS desafiou os empossados: (1) a terem clareza sobre a missão do sector que lhes foi confiado; (2) a elaborarem planos individuais e operacionais em conformidade com os objectivos e eixos descritos no Plano Estratégico; (3) a definirem estratégias para transformar desafios em oportunidades; (4) a promoverem um ambiente de trabalho saudável, desencorajando práticas que possam desviar a instituição de sua missão principal e impedir o uso pleno das capacidades dos colaboradores; (5) a promoverem o trabalho em equipa; e (6) a estimularem uma gestão descentralizada.

Igualmente, a Prof. Doutora Catarina Tivane Nhamposse, apelou a aplicação rigorosa da legislação vigente sobre a gestão académica e administrativa, com vista a garantir a transparência e evitar práticas de corrupção e nepotismo.
Por fim, sublinhou a necessidade de fomentar a cultura de prestação de contas, planificação definição clara de metas e o trabalho árduo, afim de que a Universidade se projecte, a nível nacional, regional e global, além de estabelecer relações sólidas com outras universidades regionais. A terminar, reiterou suas felicitações aos empossados e instou-os a trabalhar com dedicação.

GCC