UNIVERSIDADE SAVE REALIZA CERIMÓNIA SOLENE DE ENTREGA DE PASTAS NAS EXTENSÕES DE MAXIXE, MASSINGA E CHONGOENE (SEDE)

Nos dias 22, 23 e 26 de Julho de 2024, decorreu a cerimónia solene de entrega de pastas pelos Directores Cessantes aos Directores recentemente nomeados das Unidades Orgânicas da UniSave, entre as quais algumas foram fundidas. A antiga Direcção Central Gabinete Jurídico passou a Departamento da Direcção dos Recursos Humanos e a fusão entre as Direcções Centrais do Património e de Licitação, bem como entre as de Planificação e de Finanças.

Na Extensão da UniSave Maxixe o acto teve lugar no dia 22 de Julho, sob orientação da Directora de Extensão, a Profª. Doutora Crisalita Djeco Funes. Já, na Extensão da UniSave Massinga, a solenidade decorreu no dia 23 de Julho, sob orientação de Sua Excelência Vice-Reitor para a Área Administrativa, o Prof. Doutor Albino Alves Nito da Silva Simione. Por fim, em Chongoene, a cerimónia aconteceu no dia 26 de Julho, sob orientação do Director da Faculdade de Economia e Administração, o Prof. Doutor António Sefane. A condução do acto pelas três mencionadas figuras, foi em representação da Magnífica Reitora da UniSave, a Profª. Doutora Catarina Tivane Nhamposse.

Neste âmbito, em Maxixe, o Prof. Doutor Mateus Chabai, Director-cessante da Faculdade de Letras e Ciências Sociais (FLCS) passou as pastas ao Director nomeado, Prof. Doutor Henrique Litsure. Na sua intervenção, o Director-cessante mencionou as realizações do Pelouro, durante a vigência do seu mandato. Concomitantemente, referiu-se aos desafios e perspectivas. Por sua vez, o Director-nomeado agradeceu pela confiança depositada em si e assegurou que se vai dedicar de forma determinada e abnegada ao alcance dos objectivos plasmados na FLCS.

Em Massinga, a cerimónia passou por dois momentos. Durante o primeiro, realizou-se a entrega de pastas da direcção da Extensão e, de seguida, fez-se o mesmo exercício na Faculdade de Educação e Psicologia (FEP). O Director cessante da Extensão de Massinga, Prof. Doutor Hipólito Francisco Sengulane, procedeu à entrega de pastas ao Director nomeado, Professor Doutor Mateus Silvestre Chabai. Na ocasião, o Director cessante manifestou gratidão pelo apoio dos colegas na execução de tarefas académicas e administrativas ao longo dos anos em que esteve na direcção da Extensão. O Director-nomeado, por seu turno, agradeceu pela confiança que lhe foi depositada e predispôs-se a colaborar com todos os sectores para o desenvolvimento institucional. No segundo momento, na Faculdade de Educação e Psicologia (FEP), o Director cessante, Prof. Doutor Guedes Basílio Mechisso, cumpriu a solenidade, entregando as pastas ao Doutor Rafael Herculano Madime, Director nomeado. Dirigindo-se aos presentes, o Prof. Guedes, expressou a sua gratidão e disponibilidade em continuar a contribuir para o crescimento da instituição. O novo Director, disse estar ciente dos desafios que se lhe esperam, mas perspectivou um futuro promissor para a Faculdade, pois, nas suas palavras, esta tem capital humano dinâmico e capaz.

Em Chongoene, o Mestre Horácio Mucivame, em representação dos Directores cessantes, da Área Académica e a Lic. Judite Migi, em representação dos Directores cessantes da Área Administrativa, manifestaram a sua gratidão por terem integrado o primeiro grupo de directores, durante a fase da implantação da Universidade. Na ocasião, enfatizaram que, apesar dos desafios enfrentados, o grupo trabalhou arduamente, tendo contribuído significativamente para o crescimento da instituição. Outrossim, auguraram sucesso aos novos Directores e manifestaram abertura para continuar a dar o seu contributo em prol do desenvolvimento da UniSave.

O Mestre Fernando Comé, em representação dos Directores nomeados da Área Académica e a Mestre Virgínia Milva Folege, em representação dos Directores nomeados da Área Administrativa, agradeceram aos antecessores pelo contributo imensurável que deram, nos primeiros quatro anos da Universidade, tendo ressaltado que os recém-nomeados Directores não são necessariamente melhores do que os cessantes. Trata-se, porém, de um procedimento normal na Administração Pública, cujo objectivo é o de dinamizar cada vez mais o funcionamento da instituição, pelo que solicitaram o apoio de todos para garantir o crescimento da UniSave.

Por fim, o Prof. Doutor António Sefane, em representação da Magnífica Reitora da UniSave, exortou os novos Directores a adoptarem uma abordagem dinâmica que impulsione o crescimento qualitativo e quantitativo da UniSave, e reiterou que o trabalho colaborativo entre os cessantes e os nomeados é necessário para um desempenho profissional eficaz e exemplar.

GCC