III encontro dos Reitores das “UNIRIOS”

Com o propósito de discutir e alinhar os temas como Governança universitária, edificação e apetrechamento de infraeatruturas, gestão académica, gestão financeira e administrativa as Universidades Save, Púngué, Rovuma e Licungo encontram-se reunidas, desde Terça-feira, 9 de Agosto em curso, na cidade de Chimoio.
Na abertura do evento,
a anfitriã Profa. Catedrática Emília Nhalevilo, Reitora da Universidade Púnguè destacou o evento como sendo ocasião de reflexão sobre a reestruturação orgânica e troca de ideias conducentes ao desenvolvimento e bem-estar do país.
Para o Reitor da Universidade Rovuma, Prof. Doutor Mário Jorge Brito dos Santos destacou a necessidade de mobilidade de docentes, bolsas internas, aposta em cursos do saber- fazer e a prática de pesquisas voltadas para os valores socioculturais das comunidades locais
e necessidade de parcerias público-privadas entre as universidades e empresas locais, como forma de minorar o défice financeiro de que o Estado se recente.
Por seu turno, o Prof. Doutor Boaventura Aleixo, Reitor da Universidade Licungo destacou o facto de o encontro ser de grande relevância e obriga a encontrar soluções que levem ao crescimento, como forma de enfrentar grandes desafios da actualidade.
“Estamos reunidos para partilhar experiências e reafirmarmos que o processo de crescimento não é individual, mas sim colectivo”- referiu.
No mesmo diapasão, o Prof. Doutor Manuel José de Morais, Reitor da Universidade Save referiu que as novas Universidades devem estar juntas para melhor se desenvolverem, servindo deste modo o País e o mundo.
Este encontro foi marcado por sessões técnicas paralelas de acordo com áreas de interesse e palestras.
Todos destacaram o facto de as 4 universidades serem gêmeas, nascidas de uma única, pelo que estes encontros tornam-se importantes na medida em que permitem a partilha de experiências, discussão de aspectos relacionados com a estruturação e gestão académica o que permite uma acção conjunta entre elas.
No âmbito da realização do VIII Conselho Coordenador , organizado pelo MINEDH, igualmente em Chimoio, as UniRios assinaram hoje, 10 de Agosto, Memorandos de Entendimento com o Ministério de Educação e Desenvolvimeto Humano o qual tem como objecto o estabelecimento de relações de cooperação no domínio académico, tecnológico, desenvolvimento curricular, de pesquisa, inovação e extensão, supervisão pedagógica, formação e capacitação de professores, formadores e gestores das instituições de ensino e formação de professores, com o intuito de harmonizar a actuação das partes, na materialização do Sistema Nacional de Educação.
A comitiva da UniSave foi constituída pelo Reitor, Prof. Manuel José de Morais, Vice-Reitora para a área Académica – Profa Doutora Catarina Tivane Nhamposse,
Mestre Justino Horácio – Director de Administração e Finanças
Mestre Nelpóio Miranda- Director Académico
Mestre Mário Mondlane- Director do Gabinete Planificação e Desenvolvimento Institucional