EnglishGermanItalianPortugueseSpanishSwahili

UNIVERSIDADE SAVE - Qualidade e Excelência

EnglishGermanItalianPortugueseSpanishSwahili

Socialização do Projecto de Iniciação Científica

Uma comitiva da Universidade Save constituída pela Vice-Reitora para a área Académica- Profa. Doutora Catarina Tivane Nhamposse, Directora Científica- Mestre Ana David Verdial e Chefe de Departamento de Pesquisa e Publicação e coordenador do projecto – Mestre Sérgio Cumbucane Estefáneo Witimisse, esteve num périplo pelos Distritos de Govuro, Inhassoro e Vilankulo, de 9 a 11 de Maio em curso com o objectivo de socializar com os distritos o início da implementação de 16 projectos de iniciação à investigação e à extensão Universitária.

Os referidos projectos de autoria de estudantes de diferentes cursos da UniSave foram elaborados no âmbito de um Memorando de Entendimento entre a UniSave e a Sasol Petroleum Temane Limitada no qual as partes concordam em exercer a sua responsabilidade social promovendo o desenvolvimento comunitário nos referidos Distritos.

Os projectos enquadram-se na área STEM (“science, technology, engineering and mathematics“ – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e estão virados para o melhoramento dos domínios de Agricultura, Saúde, Energia, Água, Medicina Veterinária e Zootecnia.

A iniciativa foi euforicamente enaltecida e acolhida pelos Administradores dos Distritos de Govuro, Inhassoro e Vilankulo que foram unânimes em afirmar que os resultados previstos dos projectos configuram um meio de desenvolvimento das comunidades no respeitante à segurança alimentar, saneamento do meio, racionalização de recursos naturais entre outros, sobretudo no que se refere aos projectos de gado caprino.

A implementação dos referidos projectos (4 em Govuro, 7 em Inhassoro e 5 em Vilankulo) está na sua fase inicial, todavia o lançamento oficial da iniciativa se está por agendar.

UniSave

Qualidade e Excelência