EMBAIXADOR DA SOCIEDADE AMERICANA DE MICROBIOLOGIA REALIZA PRIMEIRA VISITA À UNISAVE E PARTILHA EXPERIÊNCIA DO CISM COM A COMUNIDADE ACADÉMICA

A Universidade Save acolheu, a 05 de Março em curso, uma palestra subordinada ao tema “Resistência Antimicrobiana e Saúde Única Numa Zona Rural do Sul de Moçambique: a Experiência do CISM (Centro de Investigação em Saúde da Manhiça).

Sob moderação da Sra. Vice-Reitora da Universidade Save, Profª. Doutora Catarina Tivane Nhamposse, a palestra foi ministrada pelo Prof. Doutor Inácio Mandomando, Embaixador da Sociedade Americana de Microbiologia (ASM), investigador sénior e coordenador da área de pesquisa em doenças bacterianas, virais e tropicais negligenciadas.

O Magnífico Reitor da Universidade Save, Prof. Doutor Manuel José de Morais, destacou a importância desta proximidade entre o CISM e a UniSave, pois propicia a colaboração, considerando que ambas instituições dedicam-se à pesquisa e extensão.

Por seu turno, a moderadora, fazendo uma contextualização sobre o evento, referiu que o mesmo se enquadra numa série de providências que a UniSave desenvolveu com o CISM no sentido de estabelecer uma parceria estratégica que contribua para o impulsionamento das actividades desenvolvidas pelas duas instituições.

Na sua intervenção, o palestrante admitiu que lhe é difícil falar de Resistência Antimicrobiana e Saúde Única sem mencionar o CISM. Por via disso, referiu-se à sua criação em 1996, à luz da parceria entre os governos espanhol e moçambicano, e ao seu estabelecimento enquanto órgão tutelado por Moçambique através da criação da Fundação Manhiça em 2008.

Afirmou, igualmente, que no quadro das suas atribuições, o CISM desenvolve pesquisas sobre Malária, Tuberculose, HIV/Sida, Doenças Bacterianas, Estudos Populacionais e Saúde Materna, Sexual e Reproductiva. Neste contexto, a sua visita à UniSave possibilitou a identificação de áreas nas quais possa haver colaboração e desenvolvimento de pesquisas competitivas que atraiam financiamento e agreguem valor à comunidade científica, em particular, e à sociedade, em geral.

Dissertando sobre o tema que norteiou a palestra, sublinhou que há necessidade de partilhar conhecimentos relativos à resistência antimicrobiana para que as pessoas estejam cientes do perigo que incorrem quando fazem a automedicação, decorrente da venda indiscriminada de medicamentos que grassa na sociedade moçambicana. Assim, o desenvolvimento de pesquisas neste sentido, contribui para a operacionalização da abordagem “one health” através do diagnóstico de problemas que ocorrem a nível ambiental, no homem e nos animais, de modo a estabelecer uma estratégia integrada para prevenir a resistência antibacteriana. Em forma de apelo, disse contar com o auditório para a socialização do aprendizado adquirido, para que, em conjunto, possamos prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida.

Esta palestra foi antecedida por uma visita de trabalho à Extensão da Maxixe na qual está sediada a Faculdade de Ciências da Saúde e Desportos, e o objectivo era principalmente o de identificar possibilidades de cooperação. Para o efeito, foram visitados os laboratórios de Medicina Legal de Chicuque, bem como os laboratórios da Faculdade de Ciências da Saúde e Desportos: de Microbiologia, de Anatomia, de Bioquímica, de Histologia e o laboratório Humanístico.

Nestas infraestruturas, os visitantes vislumbraram várias possibilidades de cooperação, que podem consistir no uso partilhado dos laboratórios da UniSave, na mobilidade académica entre docentes e estudantes, na partilha de experiências em actividades de pesquisa e extensão, bem como noutras que possam interessar ambas as partes.

Ressalta-se que esta é a primeira visita do pesquisador enquanto Embaixador após sua nomeação em Novembro do ano passado.

Qualidade & Excelência
GCC – UniSave