UNISAVE REALIZA ELEIÇÃO REITORAL PARA PROPOR ENTIDADES QUE DESEMPENHEM FUNÇÕES DE REITOR E VICE-REITOR

Decorreu, a 23 de Abril de 2024, a Eleição Reitoral na Universidade Save. O pleito visava propor individualidades que irão desempenhar funções de Reitor e Vice-Reitor (um para a área administrativa e outro para a área académica).

Foram candidatos para o cargo de Reitor os seguintes: (1) Profa. Doutora Catarina Tivane Nhamposse; (2) Prof. Doutor Manuel José de Morais e (3) Prof. Doutor Sílvio Pedro José Saranga.

Para o cargo de Vice-Reitor para a Área Administrativa, candidataram-se: (1) Prof. Doutor Albino Alves Nito da Silva Simione e (2) Prof. Doutora Verónica Francisco Mapatse.

A Comissão Eleitoral para o processo de candidatura foi composta pelos seguintes membros: (1) Prof. Doutor Ângelo Mauai (Presidente); (2) Mestre Mira Canhanga; (3) Dra. Maimuna Faquir; (4) Dra. Genoveva Jorge e (5) Sra. Larícia Bata.

Realizado o processo eleitoral, desde a apresentação dos manifestos de candidatura à votação e apuramento dos resultados, aferiu-se que os 17 membros do Conselho Universitário presentes na sessão elegeram a Profa. Doutora Catarina Tivane Nhamposse para o cargo de Reitor da Universidade Save, com 15 votos, dos 17 válidos; Prof. Doutor Hipólito Francisco Moisés Salomão Sengulane para o cargo de Vice-Reitor para a Área Académica, com 16 votos, dos 17 válidos; e Prof. Doutor Albino Alves Nito da Silva Simione para o cargo de Vice-Reitor para a Área Administrativa, com 11 votos, dos 17 válidos.

Neste âmbito, conforme referiu o Presidente do Conselho Universitário, Prof. Doutor Ernesto Daniel Chambisse, “de acordo com os Estatutos aprovados pelo Decreto 6/2019 de 15 de Fevereiro, segundo o qual cabe ao Presidente da República nomear, demitir e exonerar os Reitores e Vice-Reitores, o Conselho Universitário encaminhará  os resultados da votação à deliberação do mais alto magistrado da nação moçambicana.”

GCC – UniSave