Universidade Save Realiza Seminário De Análise Estratégica E Retiro Institucional

UNIVERSIDADE SAVE REALIZA SEMINÁRIO DE ANÁLISE ESTRATÉGICA E RETIRO INSTITUCIONAL

Teve lugar na cidade de Inhambane, de 17 a 19 de Julho do ano em curso , o Seminário de Análise Estratégica, seguido de Retiro Institucional, no quadro da elaboração do Plano Estratégico da Universidade Save. A actividade do primeiro dia ( Seminário) decorreu sob moderação dos consultores, Prof. Doutor Rogério Utui e Prof. Doutor Luís Bila, tendo contado com a participação de Magnífico Reitor, Prof. Doutor Manuel José de Morais, Sra. Vice-Reitora, Catarina Tivane Nhamposse, directores de extensão, Assessora da Reitoria, directores centrais académicas e administrativas, directores de faculdades e escola, chefes de departamentos académicos  e administrativos, representantes de docentes, do corpo técnico administrativo e de estudantes, ao nível de Chongoene, Maxixe e Massinga.

Os eventos visavam fundamentalmente a socialização do relatório de avaliação institucional externa executada pelos consultores, no âmbito da preparação do Plano Estratégico da Universidade, bem como fazer uma auto-avaliação, rumo à Universidade desejada.

Na abertura do Seminário, o Magnífico Reitor, Prof. Doutor Manuel José de Morais, referiu -se ao evento como sendo fulcral para o desenvolvimento da Universidade e disse esperar que os resultados para os quais o evento fora desenhado se concretizem.

O propósito da consultoria era a análise swot da Universidade e daí traçar as acções estratégicas visando o desenvolvimento institucional.

” Esta é uma informação muito necessária e básica  para o desenho do Plano Estratégico que tenha claramente, não só as acções, mas questões relacionadas com o escalonamento das actividades ao longo do tempo”, declarou o consultor Utui.

A metodologia adoptada, de envolvimento de todos segmentos da Comunidade Universitária visava criar o sentido de pertença e comprometimento nos membros da Universidade, visto que os processos de planificação são muito mais ricos quando os executores estiverem envolvidos no processo.

Nos dias subsequentes, 18 e 19 de Julho, teve lugar o Retiro Institucional, após   ter sido socializado o relatório de consultoria pelo Prof. Bila e esclarecidas algumas penumbras relativamente ao processo avaliativo. Assim, os representantes da Comunidade Universitária tiveram oportunidade de testar a auto-construção das matrizes e sua respectiva análise GUT ( Gravidade, urgência e tendência), como actividade do seu retiro, resultando assim, na definição das prioridades institucionais.

No geral, ambos eventos foram avaliados positivamente pelos presentes pois, conforme referiram, foi uma oportunidade ímpar para reflectir sobre situações vitais do dia-a-dia da Universidade, rumo ao seu desenvolvimento.

Lino Rogério Tivane, Presidente da Associação dos Estudantes na Extensão de Massinga, disse fazer um balanço positivo, uma vez que, transcorridos os 3 anos, foi feita a avaliação institucional e referenciados os desafios que a mesma deverá abraçar, principalmente no que, aos problemas dos estudantes diz respeito. Referiu que os eventos vão contribuir para que a Instituição se posicione estrategicamente nos próximos anos.

” É sempre bom fazermos uma retrospectiva, vermos como estamos e qual é a nossa visão prospectiva- sentenciou  Prof. Doutor Ângelo Mauai, Chefe de Departamento de Letras e Ciências Sociais em Chongoene.

Tendo em conta que todos os segmentos da Comunidade Universitária estiveram presentes, revela-se importante a partilha das reflexões com os demais colegas por forma a que todos estejam envolvidos e comprometidos com esta causa, acrescentou.

De acordo com Dra. Rute Moisés Come, Chefe do Departamento de Documentação e Informação na Extensão da Maxixe, o Plano Estratégico em construção é muito importante para a definição do futuro institucional. ” Nós estamos a constituir a Universidade, havemos de sair com bases sólidas para as gerações vindouras darem continuidade. Apelo que trabalhemos em equipa, com afinco para oferecermos serviços de qualidade”.

Os eventos serviram para reflectir sobre as potencialidades e os desafios da Universidade, tendo ficado saliente o compromisso institucional, e de cada um dos participantes, em elevar a qualidade na prestação de serviços a todos os níveis, baseando-se nos valores que guiam a Universidade, de modo a  fazer desta instituição de ensino superior uma referência de qualidade e excelência, ao nível nacional e internacional.

GCC- UniSave