EnglishGermanItalianPortugueseSpanishSwahili

UNIVERSIDADE SAVE - Qualidade e Excelência

EnglishGermanItalianPortugueseSpanishSwahili

Universidade Save e Universidade de São Paulo (Brasil) discutem Possibilidades de Convênio

O Magnífico Reitor da Universidade Save, Prof. Doutor Manuel José de Morais realizou, de 27 a 31 de Março, uma visita de trabalho à Universidade brasileira de São Paulo ( USP ) com o fim de discutir vários projectos de parceria.

Um dos principais enfoques da visita teve a ver com formação do corpo docente da Universidade Save em diversas áreas, tendo sido manifestada pela Universidade centenária a abertura para o efeito, visto haver muita similaridade nas áreas de actuação ( Faculdades), bem como interesse manifestado pelos docentes em acompanhar os formandos da UniSave naquela IES, principalmente em programas de Pós-graduação.

Ambas Instituições de Ensino Superior concordam que as parcerias Sul-Sul sejam muito importantes por contribuirem para o desenvolvimento global dos países do Sul, ajudando assim a fortalecer a sua posição, bem como promover uma ordem global mais equitativa.

No primeiro dia de trabalhos, após a recepção da delegação da UniSave pela equipa de Relações Internacionais, discutiu-se sobre as potencialidades dos programas de Pós-graduação para uma instituição em crescimento, pois permite, não só qualificar quadros, como também favorece a resolução de problemas complexos através da pesquisa. Nesse sentido, visitou-se o programa de Anatomia, coordenado pela Profa. Dra. Maria Angélica Miglino, a partir do qual a UniSave poderia igualmente apostar nos seus programas, em função das prioridades institucionais.

Durante os 3 primeiros dias a visita concentrou -se na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, tendo sido visitados vários departamentos, dos quais: Patologia, Clínica Médica, Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal, Reprodução Animal e Nutrição e Produção Animal, acompanhados pelos Prof.’s Júlia Matera, Cristina Massoco, Lílian Gregory, Marcos Bryan, Camila Infantosi, Júlio de Carvalho Baliero.

Neste mesmo período, a UniSave reuniu com a Universidade de Marília ( UNIMAR) que se fazia representar pela Pró-Reitora, Profa. Dra. Fernanda Serva, pelo Prof. Dr. Jefferson Dias, Procurador do Estado e docente, Prof. Dr. Jonathan Barros, coordenador do Doutoramento em Direito e Prof. Dr. Emerson Oliveira, Vice-coordenador do programa de Mestrado e Doutoramento em Direito. Sendo uma instituição renomada no Brasil principalmente na área do Direito, o propósito era de estreitar laços visando criar sinergias com a Faculdade de Letras e Ciências Sociais da UniSave na qual é ministrado o curso de Direito. Esta Universidade apresentou suas ofertas formativas nos programas de Mestrado e Doutoramenro, os quais podem ser frequentados numa modalidade híbrida em parceria com a UniSave.
A Universidade conta com um grande projecto de energia solar, e porque a UniSave conta com quadros qualificados nesta matéria, os mesmos desenvolveriam projectos conjuntos com a UNIMAR. A mobilidade académica e a internacionalização foram apontados como factores- chave e ficou acordado que um convênio seria necessário para a formalização destas intenções.

A Faculdade de Educação da USP, que igualmente interagiu com a UniSave neste período, mostrou-se optimista em relação à parceria interinstitucional e mantém-se disponível para colaborar no que for preciso.

Nos dias 30 e 31 de Março os trabalhos decorreram no Campus de Pirassununga, na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos, onde foram realizados dois encontros de trabalho, um com a Vice-presidente da Comissão de Relações Internacionais, Profa. Dra. Cynthia Ditchfield e outro com o Director da Faculdade de Zootecnia e Engenharia Alimentar, Prof. Titular Carlos Eduardo Ambrósio. Em ambos encontros, os gestores mostraram-se satisfeitos pela visita da UniSave e manifestaram disponibilidade para contribuirem no seu crescimento. O intercâmbio é igualmente pertinente, pois abre possibilidades para internacionalização que é um dos objectivos da Universidade de São Paulo.

Em ambas instituições ficou o compromisso de, a breve trecho, assinarem-se convênios que formalizam a relação entre a UniSave e a USP e, fundamentalmente, iniciarem-se actividades nos diferentes projectos que se mostraram pertinentes nos eixos ensino, pesquisa e extensão.

Nesta visita, o Magnífico Reitor fez-se acompanhar pelo Director da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Prof. Doutor Simião Balane e pela Directora do Gabinete de Comunicação e Cooperação, Mestre Nélia Zevute Macaringue.


Qualidade de Excelência

GCC UNISAVE

 104,182 Vizualizações,  2 Hoje